quinta-feira, 17 de junho de 2010

Perfeccionismo colocar ou não no cotidiano?


Existem dois tipos de perfeccionsimo: o "normal" quando a pessoa se esforça para fazer algo bem feito, segundo alguns, isso nem pode ser considerado perfeccionsimo. e o "neurótico" quando a pessoa tem um comportamento compulsivo excessivo de esforço, chegando níveis monumentais e inúmeras quantidades de repetições da mesma atividade.
É primordial em nossa vida fazermos tudo com intuito de acertarmos isso faz parte, existem pessoas que tentam uma coisa já pensando que não vai dar certo, é o caso da minha mãe.
Recentemente me deparei com uma situação onde tive todo pensamento positivo referente ao resultado, porem o resultado agora não está sendo totalmente satisfatório, agora me vejo na hora de analisar a situação para tentar de melhor forma possível contornar o final que pode ser totalmente negativo.
Refletir sobre as coisas é muito necessário, pois nossa mente tem um incrível poder de lidar com situações de emergência, esse área do cérebro responsavel por tornar um problema em uma solução só é ativada quando está tranquila, coisa que as pessoas não costumam fazer em situações de apuros.
Ser perfeccionista "normal" é isto, agir com a razão e analisar todas as possibilidades de um resultado bom ou ruim.
Ser perfeccionista "neurótico" é fazer algo tendo a certeza de que aquilo vai dar certo e se esforçar o máximo sem crer que o ser humano é o mais errante da natureza.
Somos capazes de pensar e isso é perfeccionismo em sua ampla forma.
É hora de ser racional, deixe de desespero e viva mais feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário